William Branham nunca lutou boxe

William Branham afirmou em diversas ocasiões que foi um boxeador e chegou a alegar que detinha o título invicto de campeão Bantamweight (peso galo) de três estados. No entanto, não há qualquer evidência que comprove essa afirmação.

William Branham nunca lutou boxe

A história de William Branham está repleta de contradições e mistérios, especialmente no que diz respeito à sua identidade e ao seu passado antes de se tornar um renomado evangelista. Uma peça-chave nesse quebra-cabeça é seu irmão, Henry Branham, cuja identidade parece ter sido assumida por William em determinado momento de sua vida.

Henry Branham era irmão de William Branham e uma figura importante na construção da identidade pública do evangelista. Sua influência na personalidade de palco e na mudança de identidade de William se tornou evidente após eventos marcantes na vida da família Branham.

Tudo começou quando Charles Branham, pai de William e Henry, foi preso por produzir bebidas alcoólicas ilícitas. William Branham também esteve envolvido nessa atividade, ajudando na produção da bebida. Após essa prisão, William tomou uma atitude drástica: mudou seu nome, idade e detalhes pessoais e passou a viajar pelo país participando dos circuitos de avivamento. Durante essas viagens, ele se apresentava sob o nome de "Henry Branham".

William Branham Boxeador

William Branham afirmou em diversas ocasiões que foi um boxeador e chegou a alegar que detinha o título invicto de campeão Bantamweight (peso galo) de três estados. No entanto, não há qualquer evidência que comprove essa afirmação.

App the table

11 - ... Qualquer pessoa possuída por um demônio muitas vezes tem força multiplicada, você sabe. Ela simplesmente agarrou minha mão assim, bem rápido. E eu costumava ser boxeador. Eu tinha o título invicto de Campeão Peso-Galo dos três estados, então... e sei o que é um aperto de mão firme.

54-0220 - "Expectativa"
Rev. William Marrion Branham

app the table

13 - ... Sabe, eu não gostaria de viver nesta velha casa de pragas para sempre. E você? Bem, veja só o que quarenta e seis anos fizeram comigo. Hmmm. Estava pensando... Não faz muito tempo, eu era um garotinho de mãos rechonchudas jogando bolinhas de gude. Parece que passaram apenas duas mudanças de lua desde que eu era um jovem com os ombros retos. Eu havia vencido o Campeonato Peso-Galo no Golden Gloves, entrei no boxe profissional e achei que era um grande sujeito.

55-1008 - "Os Resultados da Decisão"
Rev. William Marrion Branham

app the table

14 - Lembro que preguei aqui, não faz muito tempo, em Vincennes, Indiana... ou melhor, em Evansville, Indiana, onde entrei no Golden Gloves ainda garoto. Depois, comecei a lutar profissionalmente quando ainda era jovem e venci quinze lutas profissionais seguidas. Perdi uma, e foi por empate, em Evansville, Indiana. E na mesma arena onde lutei contra esse homem, voltei para pregar o Evangelho. Eu disse: “Agora estou lutando, não contra meu irmão, mas contra o diabo que tem aprisionado meu irmão.”

63-0731 - "Só Existe Um Caminho Provido Por Deus Para Qualquer Coisa"
Rev. William Marrion Branham

Sublinhado de laranja temos o nome de Henry Branham 1940, Apr 10. The Courier Journal.

Henry Branham ganhou fama como boxeador no norte de Kentucky e no sul de Indiana, competindo na categoria peso-galo. Seu nome aparecia com frequência nos jornais esportivos da época. Quando William Branham começou a usar o nome do irmão nos reavivamentos de cura, ele também pegou para si a história de Henry no boxe.

Isso pode explicar por que William dizia ser um campeão invicto de boxe em três estados. Na verdade, ele parece ter simplesmente tomado os registros esportivos do irmão para deixar sua própria história mais impressionante. Mesmo nos últimos anos de seu ministério, William continuou repetindo feitos que, ao que tudo indica, eram de Henry.

Troca de Identidade enquanto seu irmão se mudava para Dayton

Enquanto William usava o nome do irmão nas campanhas evangelísticas, Henry se casou com Leslie Davis e se mudou para Dayton. Essa mudança física pode ter sido um fator crucial para que William usasse a identidade de Henry sem que a farsa fosse descoberta com facilidade. Henry, estando ausente de Jeffersonville, não era facilmente contatado, o que facilitava a apropriação de sua identidade.

Jornais locais do Missouri e a agência de notícias United Press relataram que William Branham era conhecido como "Henry" durante suas viagens por diversos estados. Testemunhos de pessoas que alegaram ter sido curadas em suas reuniões também se referiam ao suposto curador como "Henry Branham". Isso reforça a evidência de que William estava de fato se passando por seu irmão.

No canto superior direito temos a foto de William Branham mas com a legenda mencionando o nome de Henry Branham. Jornal de Julho de 1947
Certidão de casamento de Hery Branham em 1946

Ao analisarmos os jornais da época e as afirmações de William Branham sobre sua suposta carreira no boxe, não encontramos nenhuma evidência concreta que comprove que ele realmente foi um boxeador profissional. Nenhuma reportagem esportiva menciona seu nome em competições, tampouco há registros de suas alegadas vitórias ou títulos.

Por outro lado, sabemos que seu irmão, Henry Branham, de fato competia na categoria peso-galo e era reconhecido na região do norte de Kentucky e sul de Indiana. Na foto de sua certidão de casamento, vemos que Henry se casou em 1946 e logo se mudou para Dayton, Ohio. Há registros em jornais que confirmam sua presença em Dayton nesse período, o que significa que ele não estava mais em Jeffersonville.

Com a ausência de Henry na cidade, tornou-se muito mais fácil para William Branham se apropriar da história de seu irmão e construir a narrativa de que ele próprio era um ex-campeão invicto. Mas isso nos leva a uma pergunta intrigante: por que ele fez isso? Teria sido por inveja do irmão? Sentia necessidade de criar um passado glorioso para reforçar sua imagem pública? Ou simplesmente encontrou nessa história um meio conveniente de aumentar sua credibilidade diante do público?

Seja qual for o motivo, essa apropriação levanta sérias dúvidas sobre a veracidade de outras alegações feitas por Branham ao longo de sua vida e ministério.

Recorte do jornal Jeffersonville Evening News. P 5 de 11 de março de 1948. Provam que Henry Branham estavam em Dayton.

Analisando os fatos

1 - Não há registros de que Branham venceu no Boxe

Se Branham realmente tivesse conquistado um título de boxe, haveria registros oficiais em jornais, federações esportivas ou documentos históricos. No entanto, não existe nenhuma menção ao seu nome nos arquivos de boxeadores da época. Além disso, os torneios estaduais de boxe eram bem documentados, mas seu nome não aparece em nenhuma lista de campeões.

2 - Nenhum Troféu ou Reconhecimento no Memorial de Branham

Quando William Branham Faleceu foi realizado um memorial na revista Only Believe, porém se analisarmos, não encontraremos qualquer indício de que William Branham foi campeão de boxe, mas encontraremos muitos trofeus de caça.

Isso é estranho para alguém que teria vencido campeonatos, pois geralmente um atleta teria ao menos algum registro físico de suas conquistas.

3 - Seu Histórico de Vida Não Corrobora a Narrativa

Em 1940, Branham ainda morava com sua mãe, viúva, em Jeffersonville, Indiana, junto com seus irmãos. Ele trabalhava como cobrador de contas para a Public Service Company, enquanto seu irmão Jesse trabalhava na pista de corrida de cães. Se Branham fosse realmente um campeão de boxe, ele teria reconhecimento suficiente para seguir carreira na área esportiva, em vez de ocupar trabalhos comuns da época.

Um Boxeador sem trofeus? Ou uma persona fabricada?

William Branham não foi um boxeador campeão de três estados. A ausência de registros históricos, a falta de qualquer troféu ou reconhecimento em seu memorial e as inconsistências em sua própria linha do tempo revelam que essa foi apenas mais uma de suas histórias sem fundamento e indica que essa alegação pode ter sido apenas mais uma tentativa de construir um personagem heroico para sua audiência.

Referências:

Subscribe to Desmistificando Branham

Sign up now to get access to the library of members-only issues.
Jamie Larson
Subscribe